top of page

Emocionada demais para suas desculpas rasas

  • Foto do escritor: gritaprojeto
    gritaprojeto
  • 17 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

GRITA + SE LAMBUZA



"Exagerado

Jogado aos teus pés, eu sou mesmo exagerado

Adoro um amor inventado. "


Um dos patrimônios da música brasileira, “Exagerado” do Cazuza, parece invocar em todas nós aquele amor avassalador, aquele sentimento de montanha russa, mas tem algo ligeiramente irônico em tudo isso. Parece que sempre imaginamos uma mulher exagerada. Das novelas das 9 às séries mais modernas da Netflix, nós mulheres somos sempre emocionadas. E tem problema eu ser assim?

Logo de cara eu respondo: não. Mas vamos avaliar o porquê, afinal, relacionamentos são uma delícia, mas não são moles! A grande questão aqui é que por muitas vezes, quando pedimos o mínimo de um cara (aqui vai para uma relação hétero mas de forma alguma isso não pode acontecer em uma relação homoafetiva), somos taxadas como loucas, como emocionadas, como necessitadas de um príncipe encatado para nos salvar!

A manipulação das nossas necessidades e essa sensação de que sempre estamos erradas por estar exigindo algo melhor, é um dos principais sinais do que pode ser um relacionamento abusivo. Sabe o famoso “minha ex era louca?” Pois é! Corre, amiga. Muito provavelmente, essa ex maluca estava apenas cobrando uma responsabilidade emocional, e não só foi ignorada como também culpada por seus pedidos.

A realidade é que só estamos demonstrando nossos sentimentos, quem nós somos e nossa forma de cuidado, e isso definitivamente não tem problema. O verdadeiro x da questão é o machismo (que novidade!) que insiste em nos dizer que não merecemos tudo aquilo que estamos pedindo. Nessa hora, precisamos colocar em prática nosso amor próprio. É essa responsabilidade e verdade com si mesmas que te guiará dentro dessas etapas, te lembrando da mulher foda que você é.

No começo vai parecer difícil, talvez até impossível, mas com o tempo (não desista de si mesma) você vai aprender a dizer não. Você vai conseguir ficar sozinha porque há uma liberdade e uma descoberta únicas quando estamos sozinhas. E no fim vai aprender que nada é para sempre (e isso não diminui a delícia de viver um romance), exceto o relacionamento que você tem consigo mesma!

Retornando a nossa pergunta inicial: E tem problema? Não tem problema amar, não tem problema querer um romance, querer uma casa, dois filhos e um cachorro. Aceitar o amor é algo muito bom e muito assustador ao mesmo, por isso tenha certeza que a pessoa que você está se relacionando está disposta ao mesmo nível de sinceridade e coragem.

Thai Almeida


Kommentare


bottom of page