
Duas mineiras de gerações diferentes morando perto do mar, Luana Abreu e Ju Pacheco, trocam ideias sobre os anseios e delícias de estar em movimento. Para além de uma experiência individual, buscam se aproximar das narrativas que as têm atravessado nesses últimos tempos - a oralidade, os encontros, desencontros e histórias que colheram nessa caminhada se transformam em mergulhos que agora dividem com as ouvintes.
-
Direção criativa, roteiro e apresentação: Luana Abreu e Juliana Pacheco
-
Edição de áudio: Luana Abreu
-
Trilha e finalização: Flora Guerra
-
Arte gráfica: Daliana Medeiros
-
Realização: Grita Projeto
-
Apoio: Saúva
disponível em todas as plataformas de podcast


Episódios:
Quem somos nós?
No episódio piloto da primeira temporada, Luana e Ju compartilham suas narrativas como um mergulho de si, revisitam suas profundezas nessa oportunidade de se apresentar ao mundo. Quais são as diferentes facetas de uma mulher múltipla?
Onde estamos?
Ciganos, favelados, burgueses. Barco, sobrado, mansão. Oca, pau a pique, palafita. Corpo no mundo. O que é casa pra você?
No segundo episódio da primeira temporada, Luana e Ju compartilham suas moradas e como a casa é um reflexo de quem somos. Recorrem a suas memórias e contam como construíram seus lares em outros cantos do mundo.
O que faz de uma casa um lar?
O que levamos?
Roupa, bilete, cabelo, pessoa. Qual seu apego?
O que você não deixa ir, o que escolhe guardar, o que dói quando vai?
Podar a árvore pra raiz se fortalecer, fazer mala e seguir destino, encontrar e despedir. Nesse episódio, Luana e Ju, pela primeira vez juntas fisicamente, contam sobre seus desapegos na caminhada enquanto viajantes, o que tiveram que deixar para trás para a mala fechar, e o que acrescentaram para caber em si.
Como mudamos?
Quanto tempo o tempo tem? O que divide as nossas grandes transformações? É possível parar quando o relógio continua girando?
No quarto episódio do Podcast Maré, Luana e Ju compartilham seus anseios com a volta para a cidade de origem após uma longe jornada de mudanças. Será que tudo continua o mesmo? Elas refletem sobre a passagem do tempo e como a percebemos a partir da leitura de poesias de Ana Martins Marques.

Por que amamos?
E se falassemos sempre de amor?
E se for ele, enfim, que regesse nossas vidas?
Nesse episódio Ju e Luana conversam sobre esse assunto que pode ser difícil colocar em palavras, mas é necessário para o transformarmos em uma ação bem elaborada.
As duas refletem sobre os diferentes amores que perpassam nossa vida: o amor amigo, o romântico, o próprio, o passageiro, o eterno, e o que a gente aprende que não é amor.

O que é ser livre?
Liberdade. O que afinal é essa palavra que tanto dizemos e não conseguimos definir? Será que é coisa que só sentindo pra entender? Será que um dia, finalmente, seremos?
No último episódio da temporada, Ju e Luana se despedem do Maré com uma reflexão sobre essa eterna busca utópica pela liberdade.
E você, se considera uma mulher livre?



